Funil de Marketing X Funil de Vendas

Há uma confusão acerca da função de cada funil e, devido ao nome similar, muitos acreditam se tratar da mesma coisa. O Funil de Vendas e o Funil de Marketing, apesar de distintos em suas funções, são complementares entre si.

Enquanto o Funil de Marketing tem como objetivo mapear e acompanhar a jornada de compras do consumidor, identificando gatilhos e estratégias que os tornarão aptos para a compra, o Funil de Vendas busca meios de concretizar a venda com esse consumidor.

As etapas do Funil de Marketing elaboradas pelo time de marketing são divididas em 3: atração, conversão e relacionamento. Essas etapas englobam a otimização de conteúdos, mídias pagas, entre outros buscando a captação de visitantes que depois são transformados em leads, isto é, clientes em potencial. Por fim, a manutenção desse relacionamento por meio da criação de conteúdos que conversem com as necessidades dos leads.

Já as etapas do Funil de Venda são quanto à conclusão de compra por esse lead já qualificado. É nele que são elaborados a proposta, a negociação e o fechamento da venda pelo time comercial. Ele garante maior otimização da gestão, melhor aproveitamento de oportunidades, maior previsibilidade de resultados e produtividade e respostas para o desenvolvimento de produtos.

Tendo em vista seu caráter complementar, a elaboração da estrutura do Funil de Vendas e de Marketing devem ter a mesma base: o estudo da jornada do cliente, analise do histórico de vendas e os gaps que influenciam o comportamento do consumidor. Assim, além da organização e otimização de processos, temos também a geração de mais resultados, mais vendas e maior receita por parte da empresa.


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