5 memoráveis propagandas brasileiras

Hoje, dia 4 de dezembro, é celebrado o Dia Mundial da Propaganda. A data foi criada em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais da área, que aconteceu nesse mesmo dia no ano de 1936 em Buenos Aires, na Argentina.

Merecida homenagem a esta poderosa ferramenta, que mais do que comunicar sobre um produto ou serviço, trabalha no campo das emoções do público promovendo ideias, valores e conceitos.

Em homenagem a este dia, confira a seguir cinco memoráveis propagandas brasileiras.

Bombril- “Pense em mim” (1991)

Aproveitando o sucesso da música de Leandro e Leonardo à época, o ator Carlos Moreno, famoso por suas marcantes campanhas para a Bombril, cantava por cima da versão da dupla sertaneja, dedicando a letra ao desinfetante Pinho Bril.

Twix- “Gritos” (2006)

Quem nunca se pegou gritando: “Caramelo! Biscoito! Chocolate!”? A propaganda que foi um sucesso conta a história de Mauro que tinha o tique de gritar incontrolavelmente a palavra “caramelo” nas horas mais impróprias. A vida dele muda ao encontrar seus companheiros perfeitos, dois homens com o mesmo tique, mas que gritam as palavras “biscoito” e “chocolate”, formando as partes do Twix.

Ipiranga- “Pergunta lá” (2011)

O bordão “Pergunta lá no posto Ipiranga” foi o grande motivo do sucesso e repercussão dessa campanha. A frase, criada para representar a variedade de serviços e produtos da rede de postos de combustível, caiu no gosto popular e foi repetida em diversas versões da propaganda.

Itaú- “Bebê – Sem papel” (2012)

A campanha tinha como objetivo incentivar as pessoas a cancelarem o recebimento de extratos em papel e optarem pelo extrato digital. Para isso, utilizou o vídeo de um bebê que se diverte vendo seu pai rasgando papéis, que havia se tornado hit na internet no começo de 2011. Por meio de recursos digitais, a roupa do bebê foi alterada para a cor laranja (em referência a marca Itaú) e o papel rasgado ficou semelhante a extratos bancários de papel. A propaganda foi um sucesso, encantando os espectadores pela televisão e alcançando a marca de quatro milhões de visualizações em uma semana no canal do YouTube do Itaú. 

OLX- “Rap do Desapega – Ceará” (2015)

A campanha que bombou na internet e televisão, conseguiu popularizar o famoso slogan da marca: “Desapega, desapega! OLX!”. A quebra de expectativa foi um dos motivos do sucesso dessa propaganda, quando um vovô começa a dançar e cantar de um jeito inusitado e bem humorado. A música cantada recebeu o nome de “Rap do Desapega – Ceará” e é uma paródia da conhecida canção “Rap da Felicidade”.


Você também pode gostar

Gamificação no Marketing: o que é?

A gamificação é a aplicação de elementos presentes em jogos, como regras, competição e pontuação, em atividades realizadas fora do contexto dos videogames. Essa abordagem proporciona um ambiente lúdico e simula a experiência de participar de um jogo. Embora o termo “gamificação” tenha se popularizado nos últimos anos, a técnica já era utilizada anteriormente. A […]

Leia Mais

Comece a investir na Gestão de Redes Sociais da sua empresa

A gestão de redes sociais é um serviço oferecido pelas agências de marketing digital, com o objetivo de trabalhar esses meios com mais foco profissional e estratégico.

Leia Mais