5 curiosidades sobre o Halloween

Doces ou travessuras?
Hoje, dia 31 de outubro, é celebrado o Halloween. A data é famosa e comemorada especialmente nos Estados Unidos, mas também em países como o Canadá, Irlanda, Inglaterra e Escócia.

Mesmo não sendo uma tradição a celebração do dia das bruxas aqui no Brasil, desde novos tomamos conhecimento de alguns dos seus costumes, principalmente através do contato com filmes, séries e livros. Porém, a festividade guarda uma série de curiosidades impressionantes, vamos conhecer algumas delas?

1. Origem Celta

O Halloween se originou do antigo festival de Samhain, termo que significa “fim do verão”, tradição do povo Celta realizada há mais de 2.000 anos. O Samhain, que durava três dias e começava em 31 de outubro, era uma forma de homenagem ao “Rei dos mortos”. Suas mais marcantes características eram as fogueiras e a celebração da abundância de comida, já que a festividade acontecia logo após a época de colheita. 

2. Raízes no Reino Unido

O nome da data teve origem no Reino Unido, derivado de “All Hallows’ Eve” (Véspera de Todos os Santos). O termo “Halloween” foi utilizado, até o século 16, para designar a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

3. Chegada à América

O costume de celebrar a data chegou à América com a imigração dos Irlandeses durante o período conhecido na Irlanda como a “Grande Fome”, em 1845. Quando um milhão de pessoas foram forçadas a emigrar para os Estados Unidos, levando junto suas histórias e tradições. 

4. Abóboras 

Um dos principais símbolos do Halloween, a abóbora iluminada com um rosto esculpido, apelidada nos Estados Unidos de Jack o’Lantern, teve origem a partir de uma lenda Irlandesa que conta a história de Jack. O personagem, após enganar o diabo, foi condenado a andar para sempre na escuridão com apenas uma lanterna.

5. Data lucrativa

O Halloween é a segunda data comemorativa mais lucrativa comercialmente nos Estados Unidos, ficando atrás apenas do Natal. Entre doces, fantasias e produtos de decoração para a festividade, estima-se que os estadunidenses gastam mais de 7 bilhões de dólares.



Você também pode gostar

Messy Middle: você já conhece esse conceito?

A jornada do consumidor não é linear como pensávamos e o “messy middle” fala justamente sobre o cliente não seguir uma sequência de topo, meio e fundo de funil. Ele está sempre em contato com o produto, explorando, avaliando e abrindo o leque de opções.

Leia Mais

Dicas para estimular seu potencial criativo

Hoje, dia 17 de Novembro, é celebrado o Dia da Criatividade. Por definição, a criatividade é a capacidade de inventar, criar e compor a partir da imaginação. Nolan Bushnell, fundador da Atari, empresa de produtos eletrônicos responsável por popularizar os videogames, disse: “Todo mundo que já tomou uma ducha teve uma ideia. É a pessoa […]

Leia Mais