Dicas para estimular seu potencial criativo

Hoje, dia 17 de Novembro, é celebrado o Dia da Criatividade. Por definição, a criatividade é a capacidade de inventar, criar e compor a partir da imaginação. Nolan Bushnell, fundador da Atari, empresa de produtos eletrônicos responsável por popularizar os videogames, disse: “Todo mundo que já tomou uma ducha teve uma ideia. É a pessoa que sai do chuveiro, se seca e faz algo sobre isso que faz a diferença.” Ser criativo é justamente fazer a diferença tendo coragem de ser autêntico e inovador, transformando sua imaginação em ações.

Se você quer saber como buscar, estimular e alimentar sua criatividade, confira as dicas a seguir! 

Observe

A criatividade está intimamente ligada ao ato de observar. Adote o hábito de observar as características e detalhes do ambiente, objetos e pessoas à sua volta. É bem provável que um insight criativo ocorra durante uma observação.

Inove

Uma boa forma de estimular a criatividade é quebrando o padrão de comportamento que está acostumado a praticar em sua rotina, se abrindo para novas vivências e rompendo com ações exercidas no “modo automático”.

Conhecer um lugar diferente, trocar a rota para o trabalho, fazer um curso com um tema inusitado, aprender um novo jogo, praticar um novo hobbie ou até mesmo mudar o prato que está acostumado a pedir em um restaurante, abre a possibilidade para novas experiências e conhecimentos, “alimentando” o cérebro e estimulando o acesso a novas conexões e ideias. Lidar com o desconhecido também é uma boa forma de elevar sua motivação, como podemos ver, são diversas as vantagens em explorar caminhos alternativos.   

Leia

A leitura amplia a visão de mundo e possibilita a expansão de repertório criativo em diversos âmbitos. A escrita também é uma ótima prática para estimular a criatividade. Assim como, assistir filmes, séries, ouvir músicas e podcasts, observando e analisando os elementos envolvidos com um olhar crítico, são uma boa fonte de inspiração para impulsionar seu potencial criativo.  

Relaxe

Lembre-se que uma mente criativa precisa descansar, a sobrecarga causa o bloqueio da criatividade, com o repouso é possível desestressar e organizar melhor as ideias. Um período de pausa é essencial para reavivar sua mente, você pode também refletir sobre seu dia e tirar algum tipo de experiência ou ideia.  

Cuide-se

Uma mente equilibrada é mais propícia a desenvolver uma ideia inovadora, ou seja, cuidar do seu bem-estar físico, e principalmente mental, influencia no seu potencial criativo. Este autocuidado aumenta a confiança e a motivação para pensar e agir.  


Você também pode gostar

Cases WL: Galwan

A Galwan Construtora buscava soluções em áreas distintas: publicidade online e offline, inbound marketing, geração e gestão de leads, desenvolvimento web, apoio em promoções e eventos etc. Além disso, a variedade de empreendimentos com públicos diferenciados aumentava bastante o nível de complexidade do trabalho. Encontrou na WL AD a parceria para a prestação de todos […]

Leia Mais

Gestão de crise: use a aproximação e o relacionamento com o cliente a seu favor

A crise provocada pelo coronavírus (Covid-19) na economia transformou a tecnologia em principal aliada de muitos negócios. O momento pede aproximação com o cliente e uma análise dedicada do cenário.

Leia Mais