4 dicas essenciais para montar um bom portfólio

Assim como o tradicional currículo, o portfólio é de grande importância para o destaque no mercado de trabalho. Um portfólio bem elaborado pode ser o divisor de águas em sua carreira. Funcionando como uma vitrine virtual, ele expõe seus trabalhos, habilidades, qualificações e experiências.  Segundo ao coordenador do curso de Preparação de Portfólio em arte e design e professor do Foundation Art and Design, Cezar Sperinde, “o portfolio é importante para que entendam quem você é”.

Hoje em dia o portfólio é tão importante quanto o currículo, e sua versão online garante ainda mais visibilidade e possibilidades. Por isso, um bom portfólio atualizado é primordial. Separamos, logo abaixo, algumas dicas importantes para você se destacar.

1 – A boa escolha da plataforma

Portfólio Digital: na internet há diversas plataformas e meios diferentes de você fazer um ótimo portfólio digital, como o Behance, que é o mais famoso no mundo dos designers.

Site: Você também optar por criar um site como portfólio, com uma identidade própria e personalizada com todos os seus trabalhos, como o Wix.

PDF: Em outro caso, você também pode fazer em formato de apresentação em PDF, utilizando softwares de edição de imagens para deixar do jeito que você gostaria.

Resumindo: temos diversos meios de se criar um ótimo portfólio, basta escolher o que mais te atrai e mandar ver, o importante é ter.

2 – Conteúdos relevantes

É muito importante criar um portfólio interessante e relevante para a sua área profissional, lembre-se que é através dele que as empresas irão identificar e definir o seu perfil, e assim, contratá-lo ou não. Então, é preciso se atentar a este detalhe.

Coloque os trabalhos que você já fez, sejam eles como freela, trabalhos acadêmicos, trabalhos pessoais e outros. Portfólios mais completos e atrativos possuem mais chances de se destacar e encantar os entrevistadores ou quem estiver interessado em te contratar.

Vale ressaltar que a solicitação de portfólio por contratantes vem crescido muito e o ideal é adaptar o seu de acordo com sua área de trabalho. Por exemplo, um portfólio jornalístico deve ter matérias e pesquisas já produzidas.

3 – Seja sincero

Lembrando que o portfólio é a forma que as empresas irão te conhecer, é o seu perfil pessoal e profissional. Então, nada de colocar trabalhos que não sejam seus, seja extremamente sincero ao seu perfil profissional. Imagina uma empresa gostar muito de um trabalho específico que viu em seu portfólio e te contratar, mas na verdade esse trabalho nem é de sua autoria, e na hora de fazer um parecido, você não faz a mínima das técnicas que foram utilizadas para criar aquele trabalho. Olha a situação que causou para você e para a empresa, heim? Então, nada de CTRL + C e CTRL + V em trabalho dos outros, isso é plágio! Você pode se inspirar em trabalhos já existentes, mas literalmente copiar e colar não.

4- Organização Pessoal

Uma boa organização pessoal é importante para deixar o seu portfólio mais chamativo e com maior leiturabilidade possível. Não basta simplesmente jogar os seus trabalhos lá.

É recomendado organizar em ordem crescente, com os trabalhos mais novos em destaque, assim ficam mais visíveis suas técnicas e tendências recentes. Evoluir é importante e mostrar como foi também é.

Essas foram algumas dicas importantes para se destacar no mercado de trabalho, seja criativo e persistente.


Você também pode gostar

O que é a pesquisa NPS e porque ela é importante para sua empresa?

Eu sei que você já se perguntou o que se passa na cabeça dos seus clientes.  Quando oferecemos um produto ou serviço, a nossa meta é conquistar cada vez mais conversões. Porém o caminho até o sucesso pode ser cansativo se você não entende os pontos fracos e fortes da sua empresa. Muitas vezes você […]

Leia Mais

Preciso de uma agência! E agora? 5 dicas para não contratar errado!

Confira cinco pontos importantes para se levar em consideração na hora de contratar uma agência de marketing digital.

Leia Mais