Preciso de uma agência! E agora? 5 dicas para não contratar errado!
Eu sempre falo para nossos clientes que, independente de contratarem a WL ou não, mais importante do que qualquer outro aspecto, é saber contratar a agência de marketing digital ideal para o SEU negócio.
Abaixo listei cinco pontos que são importantíssimos para se levar em consideração.
1. Tenha muito claro na sua mente qual é o objetivo pelo qual você está buscando uma agência
Parece que não, mas é muito comum receber em reuniões executivos que sabem que precisam melhorar a comunicação da sua empresa, mas não sabem exatamente quais são as suas dores. Muitas vezes não sabem se eles precisam vender mais, se precisam melhorar o seu relacionamento com o público ou, talvez, gerenciar a reputação da sua empresa na internet.
Ter o objetivo definido de forma clara facilitará tanto o início do trabalho da agência quanto a avaliação dos trabalhos desenvolvidos em um determinado período.
FIQUE ATENTO: é muito comum e IMPORTANTE que os objetivos sejam alcançados e outros surjam ou, então, você tenha objetivos paralelos.
2. Analise o portfólio da agência e se ela tem know-how para atender a sua empresa
Nada mais frustrante do que contratar uma empresa e ela não conseguir atender as expectativas comunicacionais da sua empresa, seja on-line e/ou off-line. Mas, uma das formas de garantir a agência ideal para o seu negócio, é avaliar o portfólio de clientes e, ainda mais importante, realizar reuniões de avaliação de potencial.
O que é avaliação de potencial?
É simples: é uma reunião em que você debate com a agência possíveis caminhos e formas de trabalho para ter certeza que os profissionais envolvidos estão nivelados com as necessidades da empresa.
3. Entenda a capacidade de resposta da agência
Existe uma máxima que diz: “Se tudo é urgente, nada é urgente.” Essa é a mais pura verdade. Mas, urgência é diferente de capacidade de resolução. É importantíssimo que você se certifique se a agência é capaz de apresentar uma solução adequada para situações que não permitem erros. E, basicamente, existem três aspectos que norteiam essas soluções: estratégia, dinamismo e execução adequada.
Você deve estar se perguntando: como descobrir isso sem ter contratado a agência? Isso você precisa pescar nas entrelinhas das reuniões de fechamento de proposta. Faça perguntas, crie situações hipotéticas e fique atento às respostas.
4. Confie nas agências que batem constantemente na tecla “RESULTADOS”
Até hoje é comum encontrar executivos que relacionam “marqueteiros” a pessoas enroladas, falastronas e, ainda pior, que prometem e não entregam.
Por isso, preste bastante atenção se a agência está preocupada em capturar dados, interpretá-los e preparar relatórios de resultados, sejam eles quais forem, de acordo com os objetivos traçados.
Para todos os objetivos, existem resultados.
Se você quer se relacionar com o cliente, atente-se ao número de interações, engajamento etc.
Se você quer melhorar a reputação, verifique suas avaliações nas mídias sociais, buscadores e no próprio estabelecimento.
Se você quer vender mais, atente-se a quantidade de leads, a qualidade deles (principal) e a capacidade de adaptação para “a fonte nunca secar”.
5. Como a agência se comporta na internet?
Aquele ditado “casa de ferreiro, o espeto é de pau” deve passar longe dessa situação. É importante que você avalie a presença da agência na internet, visitar suas redes e saber se ela se preocupa com a própria reputação. Não tem como tentar consertar o mundo, se nem a própria cama está arrumada, né?
Seja crítico na escolha das agências que você solicitará propostas!
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