5 curiosidades sobre o Halloween

Doces ou travessuras?
Hoje, dia 31 de outubro, é celebrado o Halloween. A data é famosa e comemorada especialmente nos Estados Unidos, mas também em países como o Canadá, Irlanda, Inglaterra e Escócia.

Mesmo não sendo uma tradição a celebração do dia das bruxas aqui no Brasil, desde novos tomamos conhecimento de alguns dos seus costumes, principalmente através do contato com filmes, séries e livros. Porém, a festividade guarda uma série de curiosidades impressionantes, vamos conhecer algumas delas?

1. Origem Celta

O Halloween se originou do antigo festival de Samhain, termo que significa “fim do verão”, tradição do povo Celta realizada há mais de 2.000 anos. O Samhain, que durava três dias e começava em 31 de outubro, era uma forma de homenagem ao “Rei dos mortos”. Suas mais marcantes características eram as fogueiras e a celebração da abundância de comida, já que a festividade acontecia logo após a época de colheita. 

2. Raízes no Reino Unido

O nome da data teve origem no Reino Unido, derivado de “All Hallows’ Eve” (Véspera de Todos os Santos). O termo “Halloween” foi utilizado, até o século 16, para designar a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

3. Chegada à América

O costume de celebrar a data chegou à América com a imigração dos Irlandeses durante o período conhecido na Irlanda como a “Grande Fome”, em 1845. Quando um milhão de pessoas foram forçadas a emigrar para os Estados Unidos, levando junto suas histórias e tradições. 

4. Abóboras 

Um dos principais símbolos do Halloween, a abóbora iluminada com um rosto esculpido, apelidada nos Estados Unidos de Jack o’Lantern, teve origem a partir de uma lenda Irlandesa que conta a história de Jack. O personagem, após enganar o diabo, foi condenado a andar para sempre na escuridão com apenas uma lanterna.

5. Data lucrativa

O Halloween é a segunda data comemorativa mais lucrativa comercialmente nos Estados Unidos, ficando atrás apenas do Natal. Entre doces, fantasias e produtos de decoração para a festividade, estima-se que os estadunidenses gastam mais de 7 bilhões de dólares.



Você também pode gostar

Construindo um site: o que você precisa saber para criar o da sua empresa

Qual é o objetivo do site? A que ele se propõe? Ao definir a proposta do site, você e a agência contratada poderão nortear de forma mais certeira qual tipo de projeto deverá ser realizado.

Leia Mais

Quais são os limites da Inteligência Artificial na publicidade?

As IAs se tornaram parte do cotidiano de publicitários há pouco tempo e vem agilizando e otimizando a parte operacional. No entanto, é necessário ficar atento a algumas questões éticas que o uso excessivo pode envolver, entenda.

Leia Mais