Gamificação no Marketing: o que é?

A gamificação é a aplicação de elementos presentes em jogos, como regras, competição e pontuação, em atividades realizadas fora do contexto dos videogames. Essa abordagem proporciona um ambiente lúdico e simula a experiência de participar de um jogo.

Embora o termo “gamificação” tenha se popularizado nos últimos anos, a técnica já era utilizada anteriormente. A aplicação de conceitos presentes na dinâmica dos jogos já era comum, como no acompanhamento de pessoas com distúrbios que dificultam o aprendizado. No entanto, rapidamente os profissionais de marketing perceberam o potencial dessa estratégia.

A gamificação surge como uma abordagem criativa para lidar com um público consumidor cada vez mais exigente. De acordo com Philip Kotler, renomado teórico do marketing, os consumidores atuais valorizam enormemente a experiência proporcionada pelas marcas que consomem.

A fidelização do cliente atualmente depende de fatores que vão além da qualidade e preço do produto ou serviço. Para estabelecer um relacionamento duradouro, as marcas devem oferecer um atendimento rápido, eficiente, qualificado e, acima de tudo, autêntico.

A gamificação se baseia na compreensão de que nós, como seres humanos, gostamos de atingir objetivos, receber recompensas e evitar punições. Quando uma estratégia nos desafia a cumprir essas três coisas, experimentamos uma sensação de bem-estar e satisfação pessoal, o que nos estimula a buscar novos desafios semelhantes ou análogos.

Ao aplicar elementos de jogos em suas estratégias de conteúdo, você enriquece a experiência do consumidor. Mas o que exatamente é um conteúdo gamificado? Para ser considerado parte de um projeto de gamificação, um produto ou estratégia deve preencher alguns requisitos específicos, como: regras fixas; resultado variável; resultado mensurável; demandar algum esforço do jogador; consequências negociáveis de acordo com estes esforços.

#Dica: as principais técnicas para aplicar a gamificação no seu negócio são a criação de uma história envolvente, a contagem regressiva e o rankeamento.

E aí, você já tinha ouvido falar sobre esse termo?


Você também pode gostar

Saiba porque 35% das empresas estão investindo em awereness para melhorar seus resultados.

Reconhecimento de marca é tudo! Criar uma relação de confiabilidade com seus clientes traz resultados consistentes para sua marca. Ser a empresa mais reconhecida no mercado é um dos maiores desejos de quem tem um negócio. Se você quer ser um destaque, a estratégia de Awareness pode ser a melhor opção para você.  Também conhecida […]

Leia Mais

Dicas para estimular seu potencial criativo

Hoje, dia 17 de Novembro, é celebrado o Dia da Criatividade. Por definição, a criatividade é a capacidade de inventar, criar e compor a partir da imaginação. Nolan Bushnell, fundador da Atari, empresa de produtos eletrônicos responsável por popularizar os videogames, disse: “Todo mundo que já tomou uma ducha teve uma ideia. É a pessoa […]

Leia Mais