Funil de Marketing X Funil de Vendas

Há uma confusão acerca da função de cada funil e, devido ao nome similar, muitos acreditam se tratar da mesma coisa. O Funil de Vendas e o Funil de Marketing, apesar de distintos em suas funções, são complementares entre si.

Enquanto o Funil de Marketing tem como objetivo mapear e acompanhar a jornada de compras do consumidor, identificando gatilhos e estratégias que os tornarão aptos para a compra, o Funil de Vendas busca meios de concretizar a venda com esse consumidor.

As etapas do Funil de Marketing elaboradas pelo time de marketing são divididas em 3: atração, conversão e relacionamento. Essas etapas englobam a otimização de conteúdos, mídias pagas, entre outros buscando a captação de visitantes que depois são transformados em leads, isto é, clientes em potencial. Por fim, a manutenção desse relacionamento por meio da criação de conteúdos que conversem com as necessidades dos leads.

Já as etapas do Funil de Venda são quanto à conclusão de compra por esse lead já qualificado. É nele que são elaborados a proposta, a negociação e o fechamento da venda pelo time comercial. Ele garante maior otimização da gestão, melhor aproveitamento de oportunidades, maior previsibilidade de resultados e produtividade e respostas para o desenvolvimento de produtos.

Tendo em vista seu caráter complementar, a elaboração da estrutura do Funil de Vendas e de Marketing devem ter a mesma base: o estudo da jornada do cliente, analise do histórico de vendas e os gaps que influenciam o comportamento do consumidor. Assim, além da organização e otimização de processos, temos também a geração de mais resultados, mais vendas e maior receita por parte da empresa.


Você também pode gostar

Dia da Fotografia: conheça o Luz Falada

Seja por hobby, arte ou trabalho, a fotografia muda a vida das pessoas.  São quase 200 anos de histórias documentadas, desde que Louis Jacques Mandé Daguerre resolveu chutar o balde da pintura e inventar o primeiro método de fotografia: o Daguerreótipo. Hoje, a fotografia é parte intrínseca das nossas vidas, principalmente nas redes sociais.  Para […]

Leia Mais

Trabalho em equipe no home office: conheça as 8 melhores ferramentas

Com a chegada da pandemia do coronavírus (Covid-19), grande parte do mundo corporativo não estava preparado para a crescente onda de home office. A tendência do trabalho remoto, presente em algumas empresas, ainda não era uma realidade e nem cogitada por muitas organizações.  A obrigação do home office para garantir o funcionamento das empresas em […]

Leia Mais