5 motivos para a minha empresa estar nas redes sociais

As redes sociais, mais do que nunca, integram a rotina e fazem parte da vida de bilhões de pessoas. Só para se ter uma ideia, os brasileiros passam, em média,  seis horas e quarenta e dois minutos conectados à internet; nas redes sociais, são mais de 3 horas por dia. As informações são de um estudo realizado em 2019 pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite.

A grande questão é que as pessoas estão conectadas 24h por dia, produzindo e consumindo conteúdo. Nesse contexto, as redes sociais já são plataformas indispensáveis para muitas empresas em seus modelos de negócios. No entanto, por incrível que pareça, muitas organizações ainda não estão presentes nesse ambiente.

Uma coisa que a sua empresa precisa se questionar é: por que meu negócio deve estar presente nas redes sociais? Bom, nas circunstâncias que se apresentam hoje, as redes e as mídias sociais tornaram-se ferramentas poderosas de divulgação e reconhecimento da marca. Elas possibilitam a interação e aproximação com os seus clientes, momento que deve ser utilizado para aplicar as estratégias a favor do negócio.

Plataformas como o Facebook, Instagram, LinkedIn e WhatsApp podem gerar ótimos resultados para as organizações. O primordial é passar uma boa imagem da marca, alcançar o público ideal, difundir conteúdo relevante e saber lidar com usuários insatisfeitos. Pensando nisso, listamos 5 motivos para a sua empresa estar nas redes sociais. Confira:

1. Grandes marcas têm se posicionado estrategicamente nas redes sociais

De início, a ideia de criar uma rede social para sua empresa é mais uma preocupação administrativa, não é mesmo? Seria mais um canal para se relacionar com o cliente, onde a empresa precisa interagir com os usuários e divulgar conteúdo relevante. Mas este pensamento está ultrapassado, pois as maiores marcas da atualidade estão se posicionando estrategicamente nas redes sociais, ampliando o seu poder de alcance e otimizando a relação com os seus clientes.

Tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional, as redes sociais são importantes porque elas modificaram totalmente a maneira como as pessoas se comunicam entre si. Elas permitem agilidade, velocidade, o que propicia uma comunicação horizontal, mais direta entre consumidores e empresas.

2. As redes sociais são uma importante ferramenta para você conhecer o seu público

Nesse movimento, as marcas precisam aprender a falar a linguagem do seu público e ser ágeis suficientemente para responder as demandas de seus potenciais clientes. 

Por meio das redes é possível conhecer o comportamento dos consumidores do seu produto ou serviço, identificar seus medos e necessidades para que seu posicionamento seja assertivo. 

As mídias sociais são uma das ferramentas mais importantes  para mediar a relação entre a empresa e o seu cliente em potencial, tornando a comunicação não somente possível, mas também personalizada e otimizada.

3. Tenha credibilidade no seu mercado 

A partir do momento em que o seu cliente percebe que as suas mídias sociais estão atualizadas e que a marca tem a preocupação de oferecer conteúdo relevante e de qualidade para os públicos, ele nota um valor a mais no seu negócio. Esse posicionamento faz sua empresa ter mais credibilidade no mercado.

4. As redes sociais possibilitam ações de marketing eficazes e que podem ter os seus resultados mensurados

Ações de marketing nas redes sociais oferecem ferramentas que mensuram os resultados em tempo real, o que permite que as estratégias sejam otimizadas à medida que a campanha apresente um desempenho positivo ou negativo.

Dessa maneira você consegue entender qual produto ou serviço desperta mais interesse do seu público e aquele que não engaja tanto e precisa ser aperfeiçoado.

5. Seja uma referência no seu ramo de atuação

Lembra dos seus professores? Eles eram referência para você em determinados assuntos porque você sabia que eles tinham muito conhecimento sobre aquilo que falavam, mas isso só era possível porque eles compartilhavam esse conhecimento com os alunos. Na internet, a ideia do compartilhamento permanece. 

Se o consumidor percebe que uma marca produz constantemente conteúdos interessantes sobre o seu segmento, oferecendo posts, artigos, cases, e-books, vai começar a enxergá-la como alguém com autoridade sobre determinados temas e assim a marca vira referência de conteúdo.


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